CONVERSAS À QUINTA COM ADRIJANA GVOZDENOVIć

A quinta convidada para as nossas conversas é a artista Montenegrina Adrijana Gvozdenović no dia 1 de julho pelas 19h.

A artista interessa-se por “motivação artística” e em diversas formas de resistência a estruturas (auto) institucionalizadas nos meios artísticos.

Falaremos um pouco sobre a sua trajetória como artista tanto no Montenegro como na Bélgica, países onde vive e trabalha.

De 2017-2019, Adrijana foi pesquisadora associada na a.pass (ambiente coletivo de pesquisa artística em Bruxelas), onde conduziu atividades para ultrapassar as fronteiras entre pesquisa, mediação e produção, o projeto da artista Otherwise Exhibiting existe então como uma tentativa de deslocar o foco do objeto para as relações intrapessoais em ambientes institucionais.

Desde 2012 reside principalmente na Bélgica onde trabalha como suporte técnico para a produção de exposições em museus. Esta experiência inspirou os seus trabalhos The Great Wall The Stones That Were Almost Exhibited in a Museum, ambos estes projetos motivados pelo desejo de “um envolvimento artístico diferente com a instituição, fora do quadro expositivo”.

Decidimos discutir mais detalhadamente os projetos Archiving Artistic Anxieties e 7 anxieties and the world, ambos iniciados em 2019. A artista levar-nos-á para dentro das suas motivações conceptuais e formais iluminando assim as premissas que articulam a sua prática artística.

Informação mais detalhada sobre a artista e o seu trabalho pode ser encontrada em:

adrijana gvozdenović

http://gadi.me/7-anxieties-and-the-world/
http://www.ArchivingArtisticAnxieties.me. https://www.apass.be/wp-content/uploads/2019/01/research_portfolio_AdrijanaGvozdenovic-lo.pdf http://gadi.me/the-great-wall/
http://gadi.me/stones-that-were-almost-exhibited-in-a-museum/

Leave a Reply

%d bloggers like this: