Wave-Particle HyperLightness

O projeto Wave-Particle HyperLightness de Margarida Sardinha foi selecionado e publicado pela revista

Aesthetica

Aesthetica Art Prize 2021, 125 Contemporary Artists

O trabalho de Margarida Sardinha está em constante evolução. O suporte utilizado é transversal e inclui projeções digitais, animação, caixas de luz ou instalação, envolvendo as suas últimas obras tecnologia holográfica. Como artista, o impulso catalisador latente a todos estes dispositivos é uma busca contínua, sem cedências, para compreender e dar sentido à existência – espaço, tempo e matéria. Os vários processos aplicados são apenas ferramentas do seu percurso, a serem utilizados para visualizar apropriadamente o seu caminho que originam momentos de verdadeira captura e que podem até justificadamente, serem denominados por absorvência, contemplação e êxtase.

Assim, o percurso de Margarida é uma constante exploração, uma conquista arqueológica do descobrimento que, mapeando jornadas interiores para nós, visualiza aspectos desse campo, o qual atua como peça vital da nossa existência.

Esta exposição adiciona a fusão de um novo suporte – a holografia. Neste caso a ‘imagem’ oscila diante de nós, flutuando como um planeta interestelar. Tal como nas suas obras anteriores, esta série de trabalhos interpela às ilusões do movimento cinético onde o observador se coloca no centro da cena, num espetáculo que agarra, seduz e hipnotiza quem nele participa. Estas são imagens difícil e lentamente conseguidas através de longas pesquisas, abrangendo culturas e milénios – incluindo estudos de simbologia, física, religião comparativa e mitologia. Por fim, contudo, as imagens apoiam-se principalmente no seu instinto, percepção e sentimentos – pressentindo a sua direção através de forças que, muito provavelmente, vão além do alcance da nossa capacidade mental.

A filosofia manifesta-se ao encontrar a sua conclusão na religião, e Margarida descobre serenidade e inspiração entre estes dois universos interrelacionados.

Texto de Neil McConnon (UK), Director de International Enterprises do Barbican Centre, em Londres. 

www.margaridasadinha.com

Leave a Reply

%d bloggers like this: