Rens Cools é o terceiro convidado para as Conversas à Quinta.

Esta terceira conversa termina o ciclo de três conversas com artistas que incorporam a ideia de “galeria” ou “project-space” dentro das suas pesquisas artísticas. O artista Belga dar-nos-á uma visão sobre a sua prática e como o seu projeto GALLERYGALLERY se insere dentro desta. 

Falaremos sobre projetos desenvolvidos até à data assim como da trajetória do artista e futuros projetos na sua galeria na cidade belga de Antuérpia.  

Rens frequentou a St Lucas School of Arts em Antuérpia, onde desenvolveu interesse por meta-arte estruturando assim toda a sua prática em torno dessa teoria, desmaterializando os parâmetros da arte conceptual e das suas condições paradoxais. Rens desenvolve um diálogo/pratica/pesquisa com a sua persona artística enquanto sujeito do seu trabalho derrubando fronteiras de identidade e categoria simultaneamente que o artista descreve como “autorretratos”. Depois de completar um ano de Artes Dramáticas na RITCS Bruxelas explorando o elemento performativo dentro da sua prática o artista participou no Mestrado Avançado de Pesquisa em Art & Design Antwerp em 2015 de onde surgiu um interesse por questões institucionais e sociais. Assim Rens desenvolveu uma estratégia artística focada em incorporar identidades – um processo que intencionalmente implanta aspetos da ficção na vida pessoal do artista, transformando ficção em realidade. Aplicando métodos de apropriação da identidade Rens reconstextualiza a sua pesquisa como chave para desmascarar construções sociais.

GALLERYGALLERY estreou como uma plataforma para artistas emergentes, por meio de exposições online com curadoria e feeds ao vivo. A galeria teve uma vida nômade através da Antuérpia até 2018 quando estabeleceu um ponto fixo no bairro de Borgerhout. O projeto de curadoria sem fins lucrativos dirigido pela artista para artistas organiza eventos de curta duração com foco na arte pós-conceptual. Considerando a galeria como parte integrante da sua pesquisa desta feita na personificação e incorporação da identidade do galerista.

Pictures source, GALLERYGALLERY Instagram, full permission of the gallery and artists. 

https://www.instagram.com/gallerygallery.be/

https://www.gallerygallery.be/about

Leave a Reply

%d bloggers like this: